Páginas

O que achou do blog?

sexta-feira, 2 de março de 2012

A Deusa Juno:


         
Juno é a esposa de Júpiter e rainha dos deuses. Juno e Júpiter tinham 4 filhos, Lucina (Ilítia), deusa dos partos e gestantes, Juventa (Hebe), deusa da juventude, Marte (Ares), deus da guerra e Vulcano (Hefesto), o artista celestial, que era coxo. Uma deusa do feminino, patente em todos os momentos da vida das mulheres e poderia ser invocada para protecção em todos esses momentos. Justifica-se, talvez, com a menor importância que parecia ser dada à mulher na sociedade romana. Ao lhe ser dada uma figura totalmente feminina, as mulheres de Roma passavam a ter uma figura que as inspirava a grandes feitos, mas apenas nas tarefas consideradas femininas por excelência, como o casamento, nascimento dos filhos, tarefas domésticas, entre outras.
                              
 Curiosidade
Juno Natalis era a guardiã dos partos e da maternidade,Juno Lucina conduzia a alma para a luz e Juno Pronuba protegia as mulheres casadas, o mês de junho sendo a ela dedicado como favorável aos casamentos.

2 comentários:

  1. Juno seria sim, uma deusa submissa, a Jupiter, seu marido, mais após várias brigas entre os dois, ela passa a se vingar dele de várias formas, isso, ajuda mais ainda no exemplo de Juno para as mulheres romanas, de que elas também podem ser iguais, ou até melhores que seus maridos, nunca abaixo deles.

    ResponderExcluir